Dicas para Medir o Pé e não errar na hora de comprar seus Calçados

 

Compartilhe esse artigo com suas amigas nas suas Redes Sociais!
 

 

Você já deve ter reparado que alguns calçados variam de tamanho e número, dependendo da marca. Já parou para pensar por que isso acontece?

 

A verdade é que todos os pés são diferentes, variando de uma pessoa para outra.

 

O que as fábricas de sapatos fazem é uma média de tamanho dos pés, enumerando os tamanhos para que os clientes tenham certeza de qual tamanho é mais apropriado — e também por razões econômicas, pois a maioria das fábricas de sapatos fazem tamanhos padronizados para seus produtos.

 

Aqui, você vai entender e aprender a medir o seu pé, para que assim seus calçados sempre sirvam perfeitamente em seus pés, sem machucar ou incomodar.

 

MEDINDO O SEU PÉ

 

MATERIAL: Uma folha de papel, lápis ou caneta, régua ou fita métrica, fita adesiva (opcional)

 

COMO FAZER

 

Primeiramente, é bom saber quanto o seu pé mede em centímetros, certo?

 

O método mais fácil e eficaz é colocando o pé em cima de uma folha de papel e riscando em volta dele com um lápis ou caneta.

 

Não se esqueça de flexioná-lo um pouco — imagine que está usando um calçado e que está sentado ou de pé normalmente, para que não haja erros na hora de medir.

 

Caso tenha dificuldade, recomendamos que peça ajuda a alguém para contornar o seu pé com o lápis ou caneta.

 

Se preferir, cole o papel com fita adesiva no chão para ficar mais firme e não ter erro.

 

Veja se o desenho feito realmente corresponde ao seu pé e se ele não está desproporcional para não comprometer o tamanho na hora de medir.

 

Se você quiser medir usando uma meia comum — aquela que você usa quando coloca um tênis, por exemplo — por causa da espessura, sinta-se livre para isso.

 

Apenas não recomendamos medir usando algum calçado, pois assim você não vai conseguir obter o exato tamanho do seu pé, mas sim do calçado que está usando.

Depois disso, utilizando uma régua, faça traços em volta do pé desenhado, como se colocasse o formato do pé dentro de uma caixa.

 

Tenha o cuidado para essas linhas encostarem exatamente nas bordas do desenho, para que assim você consiga medir melhor o seu pé.

 

 

Agora é hora de medir! Meça o comprimento do pé, do topo até a base do contorno, e anote a medida ao lado do desenho.

 

Depois, meça a largura do pé, de uma extremidade a outra, e anote a medida ao lado do desenho também.

 

Tenha certeza de que realmente corresponde ao seu pé e que segue uma linha reta ao medir, pois todo cuidado é importante.

 

De cada medida feita, adicione 5 milímetros (mm). Por quê?

Porque essa medida desconta aquele pequeno espaço que todo sapato deve ter para o seu pé ficar confortável dentro dele.

 

Afinal, nenhum sapato fica exatamente do mesmo tamanho que seus pés, certo?

 

Geralmente você encontra tabelas de comparação de tamanhos e números de sapatos com os centímetros de comprimento do sapato.

 

No entanto, recomendamos que você encontre tabelas com ambos comprimentos de altura e largura dos pés, para que assim você possa ter certeza absoluta de que o seu número é apropriado não somente de altura, mas de largura também.

 

Às vezes, dependendo do produto e da fábrica, existe a possibilidade de alterar a largura do sapato para a comparação de tamanhos.

 

Obs: as medidas dessa tabela são apenas exemplos.

 

Pedimos para sempre tomarem cuidado com o número de calçado, porque nem sempre você usará o mesmo número.

 

Como explicado no início, o tamanho depende muito da forma que o fabricante produz seus produtos: utilizando um tamanho padrão, nem sempre vai corresponder com todos os tamanhos reais de pés.

 

Dependendo do padrão, o número de calçado se altera, requerendo uma atenção maior para quando for fazer compras.

 

Em nosso site, na descrição de cada produto, você pode checar o tamanho da palmilha, que consta em centímetros, para fazer a comparação de números e tamanhos.

 

Boas compras!